SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL - 21 A 28 DE AGOSTO

A Semana Nacional do Excepcional é tradicionalmente celebrada no período de 21 a 28 de agosto há cinquenta anos, por meio de uma grande mobilização nacional e esse período do ano vem proporcionando oportunidades especiais de sensibilização e conscientização da sociedade e do Governo sobre os direitos fundamentais de plena cidadania do indivíduo com alguma deficiência.

Essa semana é celebrada com harmonia, ordem e alegria, tendo cada uma das Apaes ampla liberdade para expressar sua singularidade.

 

Sem preconceitos

  Várias tentativas têm sido feitas para melhor definir o termo "criança excepcional". Alguns utilizam esse termo para se referirem a uma criança que possui uma inteligência ou um talento pouco comum. No entanto, o termo tem sido geralmente empregado para designar tanto a criança deficiente quanto a talentosa. Mas a definição melhor assimilada é a que afirma ser a criança excepcional toda aquela que difere da maioria das crianças.
 
Todos os pais desejam ter filhos perfeitamente sadios. Quando isso não acontece, é normal que relutem em aceitar os fatos. Contudo, esse primeiro impacto, deve ser superado o mais rápido possível, para o bem da criança. Eles precisam encarar a criança excepcional com o coração aberto e de boa vontade, tomando decisões realistas para enfrentar as dificuldades, acima de tudo com muita aceitação e amor. As necessidades sociais, educacionais e psicológicas da criança excepcional são praticamente idênticas às das outras crianças e, com exceção das deficiências mais graves, podem ser satisfeitas sem cuidados especiais.

  Por isso, é bom que a criança estude em colégios normais e que participe, conforme suas capacidades, das brincadeiras e atividades da escola, aprendendo assim a se relacionar socialmente, aceitando e convivendo com seus limites. A integração e a inclusão escolar são imprescindíveis para o excepcional desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão. É evidente que a deficiência impõe cuidados e providências específicas, e que as necessidades psicológicas têm algumas particularidades. Isso, porém, não significa que a criança excepcional necessite ser poupada, superprotegida nem sufocada com excessivo amor e carinho. Compensar as limitações dessa maneira, em geral, produz efeitos desastrosos na criança, que percebe sentimentos como piedade ou compaixão.

  A principal tarefa dos pais, dos professores e de todos que se relacionam com as crianças excepcionais é evitar a segregação, seja de que tipo for. Infelizmente, a surpresa ou certo constrangimento, causados inicialmente por algumas deficiências, faz com que as pessoas se fixem nisso e não consigam "enxergar" que estão diante de uma pessoa integral com necessidades, aspirações, qualidades e defeitos. Resta, pois, que se construa uma sociedade verdadeiramente democrática, que possibilite a educação sem restrições, tanto com as crianças, quanto com relação aos adultos excepcionais também. 
  Os pais precisam deixar seus filhos excepcionais já na fase jovem "criar asas e voar" para seu crescimento mental e físico. Eles precisam amadurecer, trabalhar, conseguir sua independência financeira, se relacionar e viver bem com tudo e todos, em obediência a Constituição Federal, que preceitua em seu artigo 3o, incisos I e IV: "construir uma sociedade livre, justa e solidária"; "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
 
"Não há diferenças entre a mente de um cientista e de uma criança excepcional."

Augusto Cury

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