História da Paróquia Cristo Libertador

Há duas décadas e meia, em agosto de 1988, nascia no bairro de Santa Margarida, em Santo Amaro, a Comunidade São Marcos.  Fruto do trabalho de fiéis corajosos e obstinados, que plantaram ali a Pedra Fundamental e em pouco tempo, orgulhosamente o povo de Deus recebia uma pequena e humilde Casa Sagrada para se reunir em oração, para cuidar, ficar mais perto de Deus. Um lar sacratíssimo para chamar de seu.

Mas, a comunidade cresceu geográfica e populacionalmente e o “Cantinho” já não comportava mais o povo de Deus que, religiosamente deixava seus bairros nas circunvizinhanças e, numa verdadeira romaria, marchava até a pequena comunidade em busca de orações, em busca de professar sua fé, de testemunhar, enfim, de adentrar de corpo e alma a Casa de Deus. Eram muitos fiéis para aquela “pequena Capela”.

Desta forma, o Bispo Dom Fernando Penteado em comum acordo com o Padre Felipe decidiram criar uma outra comunidade na mesma região. Em 1990 nascia a Comunidade Santa Margarida, localizada à rua Amaro Antônio de Araújo, no bairro de mesmo nome. Tal qual o povo da comunidade Cristo Libertador os fiéis daquele local também sofriam com a carência de um lar católico e ficavam entristecidos quando não conseguiam, por causa da chuva, ou dificuldades de locomoção, ou qualquer outro motivo de força maior, se abalar do seu bairro para as celebrações dominicais.

A primeira celebração na Comunidade Santa Margarida foi muito comemorada e o povo abraçou a padroeira como a um filho. Era mais uma Casa Sagrada para o necessitado e sofrido povo de Deus. A caminhada dos fiéis é longínqua; os cristãos, agentes da fé, pedestais da família e arrimo da Igreja Católica Apostólica Romana, não podem parar. Crescei e multiplicai. Na trilha de Santa Margarida e São Marcos nasceram outras três comunidades: Santa Tereza, abrigada na Rua Iglesias, no Jardim Santa Tereza; São João Batista, localizada na Rua Afonso Faria, 51, no Parque Figueira Grande; e a Comunidade itinerante, Mãe da Divina Providência. O conjunto destas cinco comunidades forma a Paróquia Cristo Libertador. 

 

CRISTO LIBERTADOR E OS PADRES AO LONGO DA HISTÓRIA;  
 
No dia 22 novembro de 1990, padre Carlos Felipe foi nomeado Pároco da Paróquia Cristo Libertador e administrador responsável pelas finanças da Comunidade Paroquial. Os serviços prestados à Comunidade ao longo de oito anos constam em livro oficial da Paróquia com declaração assinada por Dom Emílio Pignoli, Bispo da Diocese de Campo Limpo.


Padre Elinaldo também tem o nome escrito na história da Paróquia Cristo Libertador com relevantes serviços prestados. Atendendo às necessidades espirituais e ao bem temporal da Paróquia Cristo Libertador, Região Pastoral M“Boi Mirim, e de acordo com a legislação complementar ao Cânon 522 do Código de Direito Canônico, dada pela conferência Episcopal, foi nomeado, pelo período de 6 (seis) anos, para ofício de Pároco o Revmo. Sr. Pe. Elinaldo Ferreira de Oliveira, presbítero incardinado nesta Diocese.

A nomeação foi dada e passada em nossa Cúria Diocesana de Campo Limpo aos vinte dias do mês de setembro de mil novecentos e noventa e oito por Dom Emílio Pignoli, Bispo Diocesano e padre Luís Carlos Parede, Chanceler do Bispado.

O documento foi registrado na Cúria Diocesana; prot.184/98, livro 01, folhas 166.

Estava nascendo uma nova e desafiadora caminhada, uma troca de experiência, um povo para guiar e manter acesa a luz da esperança, bem como dar continuidade aos vários projetos em andamento na Comunidade; estes eram os primeiros desafios do novo Vigário Paroquial JOSÉ VALDO DO CARMO.


Atendendo às necessidades espirituais e ao bem temporal da Paróquia Cristo Libertador, Região Pastoral MBoi Mirim, e de acordo com o Código de Direito Canônico, nomeio na qualidade de Vigário Paroquial o Revmo. Sr.  Pe. José Valdo do Carmo, presbítero incardinado no presbitério da Diocese de Campo Limpo. Dada e passada em nossa Cúria Diocesana de Campo Limpo, aos nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quatro, quinta-feira da 2ª semana do Advento. A cerimônia de nomeação foi realizada por Dom Emílio Pignoli, Bispo Diocesano e Pe. Luís Carlos Parede, Chanceler do Bispado. O documento foi registrado na Cúria Diocesana: prot.nº308/2004, livro 01, folhas 223.


Um ano mais tarde, a responsabilidade que já era enorme, aumentou tanto quanto o rebanho e os projetos pastorais. Atendendo às necessidades espirituais e temporais da Paróquia Cristo Libertador, Região Pastoral M’BOI Mirim, e de acordo com o cânon 540 do Código de Direito Canônico, Dom Emílio Pignoli, Bispo Diocesano e Pe. Luís Carlos Parede, Chanceler do Bispado, nomearam para a função de Administrador Paroquial o Revmo Sr. Pe. JOSÉ VALDO DO CARMO, presbítero incardinado na Diocese de Campo Limpo. Dada e passada em nossa Cúria Diocesana de Campo Limpo, aos dezoito dias do mês de dezembro do ano de dois mil e cinco, no 4º Domingo do Advento.

O documento foi registrado na Cúria Diocesana; prot.nº366/2005, livro: 01 e folhas 234.
Passados três anos, padre José Valdo oficializou e estendeu ainda mais o compromisso de fé e oração com a Paróquia Cristo Libertador.
Atendendo às necessidades espirituais e ao bem temporal da Paróquia Cristo Libertador, Forania M’Boi Mirim, e de acordo com a legislação complementar ao Cânon 522 do Código de Direito Canônico, dada pela Conferência Episcopal, nomeio pelo período de 6 (seis) anos, para o ofício dePároco, o Revmo. Sr. Pe. JOSÉ VALDO DO CARMO, sacerdote incardinado no presbitério da Diocese de Campo Limpo.
Dada e passada em nossa Cúria Diocesana de Campo Limpo, aos vinte e cinco dias do mês de abril do ano de dois mil e oito, na Festa de São Marcos Evangelista.
O documento registrado na Cúria Diocesana sob o prot. nº 098/2008, livro 01, folhas 259, foi assinado por Dom Emílio Pignoli, Bispo Diocesano e Pe. Luís Carlos Parede, Chanceler do Bispado.


 

Àrea Restrita

© 2017 Paróquia Cristo Libertador. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Webinforsystem Soluções para sua empresa.

Nossas Redes Sociais

Endereço

EndereçoR. Guilherme de Poitiers, 35 - Jardim Santa Margarida, São Paulo - SP, 04930-240
Telefone(11) 5832-6695
Free Joomla! templates by Engine Templates