História da Comunidade Santa Margarida

A Comunidade Santa Margarida foi erguida no bairro homônimo que recebera este nome há vários anos, antes até mesmo da fundação da Igreja, que também teve uma padroeira homônima: Santa Margarida. Cheia de graça e da luz do Espírito Santo, ela chegou para abençoar, não somente a sacratíssima Casa de Deus, como também todo o Bairro e circunvizinhanças.

O ato solene teve a tutela do Bispo Dom Emílio e as celebrações eram realizadas pelo padre Felipe, homem de fé e de tantas caminhadas com o povo de Deus, de idas e vindas pelas várias Igrejas pertencentes à Diocese de Campo Limpo. Naquela época a Comunidade se reunia em uma capela localizada na mesma rua onde atualmente está construída a Igreja de Santa Margarida.

E o local onde anteriormente era a capela, hoje funciona um ferro velho. O imóvel onde nasceria a “CASA” do povo de Deus foi escolhido durante reunião com as várias pessoas da comunidade e padre Felipe.  Foram realizadas muitas festas para arrecadação do dinheiro, que mais tarde era repassado para o caixa da Comunidade.

Padre Felipe conseguiu na Italia parte desta ajuda financeira, gesto extremamente enaltecido pelos fiéis. Enfim, com o dinheiro na mão e o terreno adquirido, era hora de a Comunidade dar início às obras. A primeira etapa da construção aconteceu no início de outubro de 1990. E já no final deste mesmo mês, a comunidade assumiu de vez as obras do imóvel. A pedra fundamental foi colocada neste dia e dali em diante a luta foi ainda mais árdua. Em janeiro de 1992, Padre Felipe propôs o salão não fosse erguido todo de uma única só vez e apenas 80 metros quadrados foram construídos, ao custo de 15 milhões de cruzeiros.

O dinheiro em caixa era curto e eles precisavam estudar bem quais seriam as necessidades prioritárias, tais como o pagamento do pedreiro responsável e do recolhimento de impostos. O IPTU do terreno, com matrícula nº 115.640, por exemplo, que venceu em 20.02.1992 foi pago por Bernadete. Mais tarde ela teve o valor restituído pela Comunidade. 

Os precursores do nascimento da Comunidade Santa Margarida foram dona Izabel, Toninha, dona Luzia e os senhores Dito, Afonso, Wilson, Lamartine, Milton, Otacílio, dona Graça, Neli, Washington, dona Rosa, Ângela, dona Nenê e dona Gorete, senhor Jorge Genival. Destes, apenas dona Graça permanece na Comunidade.

Atualmente doze pessoas são as responsáveis pela santa vida da Comunidade: dona Graça, a única remanescente dos anos 90, Ziza, Dora, Creuza, Amaro, Bete, Cida, Fátima, Antônia Graciete, Lídia, Erikson e Angélica. Este é o grupo atuante que respira Santa Margarida. A Comunidade é composta ainda por alguns grupos que colaboram com a integração social, prestação de serviços e inclusão, cada um no seu campo de atuação. A Legião de Maria foi o primeiro grupo da Comunidade, fundado em 02/04/2001 e que permanece atualmente. Funcionam ainda na Comunidade Santa Margarida, a Catequese, Perseverança,

Apostolado da Oração e o Mova; movimento de alfabetização de jovens e adultos que teve início em 1994. Na segunda etapa surgiram as pastorais e os movimentos. Havia reunião do Clube das Mães, que mais tarde se tornou pastoral da mulher. Infelizmente esta pastoral não existe mais. Na época, dona Luzia, Graça e dona Ziza eram as responsáveis pela coordenação.

Havia também aulas de violão, sob a regência de mestre Benedito. O Apostolado da Oração começou a se reunir na comunidade em 1999 e graças ao empenho, a fé, persistência e doação dos fiéis, permanece até hoje.

“Não olhes para o que ainda te separa d’Ele e dos outros; olha a distância infinita que Ele aboliu ao assumir a tua carne, ao subir à Cruz que os homens Lhe prepararam e ao deixar-Se enviar à morte para te mostrar o seu amor.” Bento XVI (Nascido Joseph Aloisius Ratzinger -1927)

 

Àrea Restrita

© 2017 Paróquia Cristo Libertador. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Webinforsystem Soluções para sua empresa.

Nossas Redes Sociais

Endereço

EndereçoR. Guilherme de Poitiers, 35 - Jardim Santa Margarida, São Paulo - SP, 04930-240
Telefone(11) 5832-6695
Free Joomla! templates by Engine Templates